Grupo Ferroeste

Citrix Mapa do Site Contato Português Brasil English
O Grupo
- Nossa História Fornecer produtos renováveis com qualidade superior, satisfação do cliente e respeito ao meio ambiente. Estes são os três grandes pilares que sustentam o compromisso empresarial e posicionam a marca Ferroeste como uma das mais respeitadas da indústria brasileira.
O Grupo Ferroeste possui um complexo industrial instalado em três Estados brasileiros, no Sudeste e Norte do País. As principais atividades do Grupo são:

- Reflorestamento e Madeira
- Produção de Carvão Vegetal
- Produção de Ferro-Gusa
- Produção de Cimento
- Produção de Aço Verde (previsto para 2013)
- Produção de Álcool Combustível

O Grupo Ferroeste emprega mais de 2.300 pessoas, gerando divisas para o país, impulsionando o desenvolvimento e melhoranddo a qualidade de vida das comunidades nas áreas em que atua.

A história do Grupo começa com a aquisição da Ferroeste, em Divinópolis (MG) em 1978. Oito anos depois, em 1986, o Grupo começou a expandir, com a fundação da CBF João Neiva, no município de João Neiva, no ES. Quatro anos depois, em 1990, a Ferroeste iniciou a implantação da Gusa Nordeste, em Açailândia (MA), empresa que começou a operar em 1993.

 

O ano seguinte, 1994, marcou o crescimento e fortalecimento da Ferroeste, quando o Grupo passou a controlar 100% das ações da CBF Industria de Gusa SA, tornando-se referência no setor de ferro-gusa brasileiro.

Nos últimos anos o Grupo Ferroeste tem procurado diversificar suas atividades. Em 2007, o Grupo implantou uma Usina de Álcool Combustível em João Pinheiro (MG), com capacidade instalada para moer 1 milhão de toneladas de cana / safra.

No ramo siderúrgico, o Grupo Ferroeste busca a verticalização para a produção do “aço-verde”, conceito criado para classificar o aço 100% produzido a partir de carvão vegetal reflorestado. Para isso, o Grupo investe maciçamente no setor florestal e na implantação de uma Usina de Aço Verde em Açailândia (MA).
 
 
O Grupo Ferroeste conta hoje com 40.000 ha de florestas de eucalipto, com previsão de chegar a 100.000 ha plantados em 2018.
A Usina de Aço Verde tem previsão de início de operação em 2013 e terá, inicialmente, uma capacidade instalada de 600.000 toneladas/ano, chegando a 1.200.000 toneladas/ano em 2017.

O Grupo Ferroeste também investiu em energia renovável, instalando Termoelétricas nas Usinas de Ferro-Gusa em João Neiva (ES) e Açailândia (MA). As Termoelétricas, além de produzirem energia suficiente para o funcionamento das Usinas, produzem energia elétrica excedente que é vendida para o mercado.

Direção Industrial do Grupo Ferroeste:

Diretor industrial e acionista do Grupo Ferroeste desde 2003, Ricardo Carvalho Nascimento é responsável pelas operações industriais de ferro-gusa nas duas unidades do Grupo ( CBF em João Neiva, Espírito Santo e gusa Nordeste em Açailândia, Maranhão). O total da capacidade instalada da indústria chega a 600 mil toneladas ao ano e 40 mil ha de florestas de eucalipto plantadas.

Nascimento é responsável pelo desenvolvimento do primeiro PCI (Injeção Pressurizada de Carbono), projeto para mini alto fornos em 2003, e coordenou para a Gusa Nordeste, em 2005, um projeto de mini alto fornos de 140 mil toneladas por ano.

Ricardo Nascimento também coordenou em 2007 a construção de Termoelétricas de 10MWh que utilizam o gás dos alto-fornos. Além disso, Nascimento dirigiu todas as operações florestais e investimentos em reflorestamento desde 2002.

Ricardo atua também como diretor do Projeto Aço Verde Gusa Nordeste, desde o estudo inicial de viabilidade, até a participação em todas as áreas de engenharia conceitual, estratégia, compra de equipamentos internacional e, finalmente, concretização.
NetSource
Grupo Ferroeste
Av. Afonso Pena, nº. 4100, 10º andar - Cruzeiro - Belo Horizonte
CEP: 30130-009 - MG - Brasil
Fone: +55 31 3228 2500 / fax: +55 31 3228 2507.
rodapé