Grupo Ferroeste

Citrix Mapa do Site Contato Português Brasil English
Notícias
Implantação do Programa 5S na GUSA Nordeste
O 5S é o melhor caminho para se iniciar um programa de Qualidade e Produtividade. Por ser instrumento de mudança nas relações entre pessoas e no ambiente de trabalho, motiva a todos à melhoria da qualidade de vida e, por conseguinte, à qualidade como um todo.
 
A utilidade da ferramenta denominada "Programa 5S" surgiu por volta de 1950, logo após a 2ª Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida pelo Japão. Você conseguiria imaginar um país destruído, sem recursos e com sua população em pânico, reerguer-se utilizando como base o Programa 5S? Pois bem, daí você pode parar e pensar na força que essa ferramenta tem se for bem utilizada.


Japão/ Durante e depois da 2ª Guerra Mundial

 
Devido ao sucesso alcançado pelo Japão com essa prática, outros países começaram a disseminá-la em diversas situações. Na década de 80, os americanos o adaptaram com o nome Housekeeping (arrumando a casa). No Brasil, tudo começou em 1991, mantendo o nome original Programa “5S”, sendo os “S” interpretados como Sensos: 1ºS: Seiri – Senso de Utilização e Descarte, 2ºS: Seiton – Senso de Organização, 3ºS: Seiso – Senso de Limpeza, 4ºS: Seiketsu – Senso de Padronização e 5ºS: Shitsuke –Senso de Autodisciplina.
 
O Programa 5S na Gusa Nordeste começou a ser implantado em outubro de 2009, começando assim várias mudanças dentro da usina. Antes de começarmos a colocar o programa na prática foram feitos vários treinamentos com todos os colaboradores da empresa e terceirizadas.
 


 
Após os treinamentos foi implantado o 1ºS: Senso de Utilização e Descarte. No senso de Descarte foram identificados os materiais, equipamentos, ferramentas e utensílios necessários e desnecessários, descartando ou fazendo a transferência dos objetos de setor, ganhando com isso mais espaço e melhoria no ambiente de trabalho.
 

 
 

Após ser feito o descarte e a mudança dos objetos de setor, foi implantado o 2º S: Senso de Organização, onde o que restou ou chegou ao setor foi organizado de uma forma ordenada para melhorar o layout do ambiente.
 
Na seqüência foi implantado o 3ºS: Senso de Limpeza. Onde foi feito o mutirão da limpeza, em que todos os colaboradores e prestadores de serviços arregaçaram as mangas e colocaram a mão na massa, ou melhor, na vassoura, no rodo, no carrinho de mão e no que fosse necessário para fazer a limpeza, e no final dá uma nova cara a usina.



 
Depois de implantar os três primeiros “S”, foi implantado o 4ºS: Senso de Padronização, onde foi identificada a área, setores, equipamentos, armários, gavetas, arquivos, pessoas...
 

 
 
No 5º S: Senso de Autodisciplina temos que manter todos os “S’ implantados de uma forma constante, devemos seguir os procedimentos, regras e normas da empresa, bem como a cultura; buscando contribuir sempre para melhoria do ambiente de trabalho com sugestões e instruindo os colegas com boas práticas, tornando o Programa 5S um hábito, um modo de vida!
 
Após a implantação do Programa 5S na Gusa Nordeste, é visível a mudança em todos os setores, porém, para conseguir essa meta, é preciso muito mais que implantar um programa; é preciso manter sempre a chama acesa. Isso se chama implementar, ou seja, manter.

Política do Sistema Housekeeping (5S´s): “Manter sempre o ambiente de trabalho limpo e organizado proporcionando Segurança e Melhorar a Qualidade do Produto, Meio Ambiente e Qualidade de vida dos colaboradores, visando sempre atender a satisfação e necessidades dos clientes através da Melhoria Contínua dos Produtos Fabricados”.

Segundo o diretor Ricardo Carvalho Nascimento, o Programa 5S é fundamental para a empresa proporcionar um ambiente de trabalhao organizado e seguro para seus colaboradores, contrbuindo também para a eficiência dos processos produtivos e administrativos.
 
Comitê de 5S.

 
Voltar
NetSource
Grupo Ferroeste
Av. Afonso Pena, nº. 4100, 10º andar - Cruzeiro - Belo Horizonte
CEP: 30130-009 - MG - Brasil
Fone: +55 31 3228 2500 / fax: +55 31 3228 2507.
rodapé